terça-feira, 22 de maio de 2012

A ilustração do dilema grego

o dilema grego
Fonte: Presseurop
O ‘cartoon’ é do talentoso e prestigiado Tom Janssen. De nacionalidade holandesa, trabalha regularmente para o diário local ‘Trouw’. Colabora também com outros jornais de renome, entre os quais o ‘New York Times’.
A minha reserva, em relação à ilustração, consiste em duvidar que a situação da Grécia se confine ao dilema: saída da zona euro a tiro ou cortes orçamentais à força de cutelo.
Em 17 de Junho próximo, face a anunciadas perspectivas de vitória do Syriza, ou mesmo de outro resultado eleitoral complexo, veremos se o dilema não se converterá em trilema ou em qualquer outro conjunto de opções mais numerosas e complexas; complexas para gregos, portugueses, espanhóis, irlandeses, italianos, Sr.ª Merkel e François Hollande. Em resumo, para a Zona Euro, a UE e a economia global.
Tenha-se, pois, a prudência de aguardar a ocasião exacta de saber qual será a opção e a arma aplicar.
Segundo o ‘Público’, citando o ‘Financial Times’, o BCE decidiu injectar no imediato 100 mil milhões de euros na banca grega. Conquanto se argumente que foi para salvar a Grécia, duvido ser esse o motivo impulsionador. Admito, ao invés,  que a operação não visou ser fundamentalmente uma ajuda à Grécia e aos gregos. Outros interesses de poderes e da banca europeia, bem lá do norte e do centro, se levantam.

Sem comentários:

Enviar um comentário